FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO


Observe a charge a seguir.

Sobre o papel do professor na formação do pensamento crítico, assinale a alternativa CORRETA.


Ensinar a pensar é estimular o pensamento crítico, o respeito às diferentes ideias e a criação de sentidos políticos, éticos e estéticos.


Ensinar a pensar é comunicar o pensamento de forma sistêmica e regular aos outros indivíduos, evitando a deformação das premissas científicas.


Ensinar a pensar é admitir toda e qualquer forma de conhecimento, valores e produção cultural como verdade evidente e precisa da realidade.


Ensinar a pensar é transmitir os valores produzidos pela cultura, assegurando a correta reprodução dos conteúdos científicos.


Ensinar a pensar é assumir, como quem ensina, uma postura inflexível que garanta que diferentes perspectivas não gerem equívocos conceituais.

O movimento de ruptura com a mitologia, como marco da origem histórica da filosofia entre os gregos antigos, nos permite apontar um duplo e importante registro: primeiro, que ao longo de toda a sua história, o fazer filosófico como atividade do pensamento primou pela autenticidade do saber como o resultado de um movimento de superação da realidade aparente e busca do entendimento do que as coisas são em sua essência; segundo, que o pensamento filosófico possui uma característica que excede  o consenso de que pensar filosoficamente é pensar de modo radical, rigoroso e de conjunto. O pensamento filosófico é também, fundamentalmente, criativo.

 

Tendo em conta as características que marcam os saberes mítico e filosófico e o contexto da transição de um ao outro, julgue as afirmações que seguem indicando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.

 

( ) A busca pela compreensão do mundo como expressão complexa fez, em determinado momento e por conjectura da história, que o homem questionasse o mito como única forma de conhecimento.

( ) A passagem do saber místico para o saber filosófico ilustra não só o rompimento radical de uma forma de saber pela outra, como ressalta a superioridade do saber racional sobre o saber da tradição oral.

( ) A radicalidade da filosofia diz respeito à forma com que se caracteriza a admiração pelo desconhecido, a amizade pelo saber e a busca pela verdade.

( ) A filosofia surge como expressão de um conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana, da origem e causas do mundo e de suas transformações.

( ) O rompimento radical que marca a passagem do saber mítico para o saber filosófico é caracterizado pelo empobrecimento da experiência intuitiva que o homem tem com o mundo e consigo mesmo.

 

Assinale a sequência CORRETA.


V, F, F, V, F.


F, V, F, F, V.


V, V, F, F, V.


V, F, V, V, F.


F, F, V, V, F.

Leia, com atenção, os textos a seguir.

 

Texto I

Como prática estritamente humana jamais pude entender a educação como uma experiência fria, sem alma, em que os sentimentos e as emoções, os desejos, os sonhos devessem ser reprimidos por uma espécie de ditadura reacionalista. Nem tampouco jamais compreendi a prática educativa como uma experiência a que faltasse o rigor em que se gera a necessária disciplina intelectual.

 

(FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996, p. 145)

 

Texto II

A interação face a face entre indivíduos particulares desempenha um papel fundamental na construção do ser humano: é através da relação interpessoal concreta com outros homens que o indivíduo vai chegar a interiorizar as formas culturalmente estabelecidas de funcionamento psicológico. 

 

(OLIVEIRA, M. K. Vygotsky, aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997, p. 38)

 

Considerando os elementos que permeiam o ambiente social e educativo do sujeito, e tendo em conta a forma plural com que suas experiências pessoais e de aprendizagem são tecidas, julgue os itens a seguir.

 

I A mediação da afetividade na interação social do indivíduo com os elementos culturais não se relaciona com o desenvolvimento das funções psicológicas superiores.

II A qualidade da relação afetiva professor/aluno implica a forma do aprendizado como troca de experiências e reciprocidade de saberes.

III A linguagem oral, o contato físico e a proximidade são elementos indissociáveis e implicam nas relações afetivas um significado maior no processo ensino-aprendizagem.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


II, somente.


III, somente.


I, somente.


I e II.


II e III.

O ser humano é possuidor de uma natureza biológica, que, em contato com o meio social, possibilita-lhe aprender a agir, estabelecer relações com os outros, apropriar-se da cultura e incorporar os modos de ser de uma sociedade. Essas construções do ser, como humano, foram possíveis, ao longo do tempo, a partir do momento em que:


o ser humano despertou sua consciência de ser e estar no mundo.


o ser humano percebeu a necessidade de estabelecer relações.


o ser humano sentiu a razão de viver.


o ser humano desenvolveu a linguagem escrita como forma de comunicação.


o ser humano descobriu sua capacidade de inventar o fogo.

Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

As propriedades que fazem do homem um ser particular, que fazem deste animal um ser humano, são um suporte biológico específico, o trabalho, e os instrumentos, a linguagem, as relações sociais e uma subjetividade caracterizada pele consciência e identidade, pelos sentimentos e emoções e pelo inconsciente. E com isso, queremos dizer que o homem é determinado por todos esses elementos. Ele é multideterminado.

 

(BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: Uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002, p. 177)

 

Considerando as diferentes propriedades que, segundo a autora, fazem do homem um ser multideterminado, julgue as assertivas a seguir indicando V para o que for verdadeiro e F para o que for falso.

 

( ) O ser humano, por meio dos instrumentos e do trabalho, é capaz de se transformar e produzir cultura, deixando sua marca no mundo.

( ) O ser humano inventa, planeja, modifica e interage com o meio ambiente, tornando-se um elo de sua própria existência e de sua história.

( ) Os seres humanos, desde o surgimento da sua espécie, repetem da mesma forma, os mesmos padrões de comportamentos, vividos e perpetuados pelos seus ancestrais.

 

Assinale a sequência CORRETA.


F, F, V.


V, F, F.


V, V, F.


V, F, V.


F, V, F.

Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

Sendo a educação uma prática social, que se concretiza através da relação pedagógica entre os sujeitos que a realizam, o comprometimento político lhe é inerente. No sentido de “uma necessidade imperiosa para a vida humana”, já que “o homem não é autárquico, porém depende de outros em sua existência”, precisando buscar, na relação interpessoal, “um provimento da vida relativo a todos, sem o qual não seria possível justamente o convívio” (cfr. ARENDT, 1998).

 

(LOBO-NETO, Francisco José da Silveira. Educação: prática social. Disponível em: http://floboneto.pro.br/_pdf/educacao/1.01%20EDUCA%C3%87%C3%83Opr%C3%A1ticasocial.pdf)

 

Considerando as reflexões propostas acima, julgue os itens a seguir.

 

I Os processos educativos imperativos ao homem se constituem fora das interações homem-natureza, homem-sociedade e homem-cultura.

II A relações de mediação do homem em seu contato com a natureza, com outros homens e com a cultura, gera, por meio da educação e em sua razão, a constante mudança da sociedade.

III A relação educativa precede a experiência concreta das interações homem-natureza e homem-sociedade e homem-cultura.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


II e III.


II, somente.


III, somente.


I e II.


I, somente.

Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

Entendo a educação popular como o esforço de mobilização, organização e capacitação das classes populares; capacitação científica e técnica. Entendo que esse esforço não se esquece, que é preciso poder, ou seja, é preciso transformar essa organização do poder burguês que está aí, para que se possa fazer escola de outro jeito.

 

(FREIRE, Paulo; NOGUERIA, Adriano. Que fazer: teoria e prática da educação popular. Petrópolis: Vozes, 1993, p. 19)

 

No âmbito da educação popular, a prática e a reflexão sobre a prática incorporaram a ideia de organização ao espaço de formação da consciência crítica. Nesse sentido,

 

I O diálogo, a construção coletiva e o contraditório são reconhecidos como práticas que possibilitam a humanização e a transformação individual e social dos sujeitos.

II O objetivo da educação popular é adequar a educação às exigências da sociedade industrial e tecnológica, evidentemente com economia de tempo, esforços e custos.

III Os fundamentos da pedagogia histórico-crítica destacam o sujeito da educação popular como homem que se constrói pelo trabalho, inserido na cultura em que vive.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I, somente.


III, somente.


II e III.


II, somente.


I e III.

Os estudos em práticas sociais e processos educativos apontam para a necessidade de compreender “como e para que as pessoas se educam [...] em situações escolarizadas ou não, assim como o de apreender a influência desses processos nas aprendizagens escolares” (OLIVEIRA et al., 2009, p. 1).

 

Com base no texto acima, analise as assertivas que seguem:

 

01. A escola é o espaço da construção de sentidos e, por isso, a educação escolar é compreendida como instrumento social e ato político

02. A escola é o espaço formal da transmissão dos conhecimentos, por isso, as práticas pedagógicas e as práticas políticas não se relacionam.

04. Pensando a prática social no contexto escolar, pode-se entender a escola como o espaço onde os grupos sociais estão em constante diálogo e conflito, sob o desafio do respeito à diversidade.

08. A educação escolar é um instrumento social básico e, portanto, não se dirige à formação política dos indivíduos.

16. Enquanto instituição social, a escola continuará existindo como lugar de sistematização de cultura e referência do saber elaborado, com papel relevante nas formas de organização de cada sociedade.

 

Assinale a alternativa que apresenta a soma das assertivas CORRETAS.


22.


21.


23.


20.


15.

Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

Segundo Moran, “educar é colaborar para que professores e alunos, nas escolas e organizações, transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional, do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e profissionais e tornar-se cidadãos realizados e produtivos”.

 

(MORAN, José Manuel. Mudar a forma de ensinar e aprender com tecnologias. In: INTERAÇÕES. Vol. 5 — Nº 9 — pp. 57-72 Jan/Jun 2000, p. 58)

 

Sobre a educação, seus objetivos e o papel da escola no século XXI, julgue os itens a seguir.

 

I A educação escolar deve desenvolver nos sujeitos as competências e habilidades necessárias à convivência ética, solidária e inclusiva.

II A educação escolar deve priorizar, exclusivamente, a transmissão dos saberes necessários à formação profissional e inserção no mercado de trabalho.

III A educação escolar deve se organizar em torno de quatro aprendizagens fundamentais: aprender a ser, a aprender, a fazer e a conviver.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


II, apenas.


I e II.


I e III.


I, apenas.


II e III.

Sobre os mitos, Fernando Pessoa assim se pronuncia:

 

O mito é o nada que é tudo.

O mesmo sol que abre os céus

É um mito brilhante e mudo –

[...]

Assim a lenda se escorre

A entrar na realidade,

E a fecundá-la decorre.

Em baixo, a vida, metade

De nada, morre.

(Fragmento do poema Ulysses, 1934)

 

Sobre o saber mítico, julgue os itens a seguir.
 
I O saber mítico é um tipo de conhecimento filosófico e racional e sua função é explicar, através de histórias e fábulas, os fenômenos físicos e humanos.

II Os mitos eram ensinados por tradição oral e tinham como objetivo a formação ética, moral e religiosa dos membros de uma determinada comunidade.

III Os mitos procuravam explicar a origem do Universo, dos deuses e dos homens, bem como os fenômenos físicos e humanos.

 

Está CORRETO o que se afirma em: 


I e II.


I, apenas.


II e III.
 


II, apenas.


I e III.